28 agosto 2016

Série Autores: Giselda Laporta Nicodelis #1



Olá gente linda!! Tudo bom?Hoje começa uma série aqui no blog que vou falar de alguns autores, brasileiros e internacionais. A autora de hoje é Giselda Nicodelis, escritora de muitas obras nacionais, espero que gostem de saber um pouquinho sobre essa autora! Deixe nos comentários se já leu algum livro dela tá? 


BIOGRAFIA:
Giselda Laporta Nicolelis é uma escritora brasileira de literatura infanto-juvenil.
Nasceu em São Paulo, capital, em 27 de outubro de 1938. Sua casa era uma ilha cercada de livros por todos os lados, o que a tornou até hoje uma leitora compulsiva.
Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Publicou sua primeira história em 1972, a antologia Estórias, Bichos! pela Editora do Escritor, SP, imitando a saga de Jacó, do famoso poema de Camões. Depois de 14 anos, finalmente, foi a vez do primeiro livro, Coruja Lelé, também de literatura infantil, pela mesma editora. Hoje sua obra abrange mais de cem títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centenas de edições, e milhões de exemplares vendidos.
Exerceu também o jornalismo, em publicação dirigida ao público infantil e juvenil, e trabalhou como coordenadora editorial, em duas coleções juvenis. Sócia-fundadora do Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil, cujo acervo se encontra atualmente na Universidade de São Paulo, da União Brasileira de Escritores, do Sindicato de Escritores do Estado de São Paulo e da Clearing House for Women Authors of America. 
Recebeu vários prêmios, de poesia, conto, romance, e literatura infantil e juvenil, entre eles: Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infantil, da Secretaria do Estado da Cultura, SP, 1974; Prêmio Nacional João de Barro de Literatura Infantil, da Prefeitura de Belo Horizonte, MG, 1980; Prêmio APCA (Associação de Críticos de Arte) do Estado de São Paulo, de Literatura Juvenil, 1981; Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil, da Câmara Brasileira do Livro, 1985, São Paulo, SP, em parceria com Ganimedes José.
Giselda é mãe de 2 cientistas: Miguel e Lucas Nicodelis. Ela possui mais de 100 títulos, entre eles estão livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, com milhões de exemplares vendidos e publicados por várias editoras. 

Espero que gostem dessa série!! Falarei sobre autores durante esse semestre e algumas novidades. O único livro que eu li da autora foi "O corpo morto de Deus"!! Eu fiz até resenha dele lá no meu canal, quem quiser conferir, deixarei o vídeo aqui embaixo. Beijinhos e  até a próxima!!




P.S.: Tudo relacionado a essa série eu retiro de outras fontes e, por isso, deixarei as referências abaixo.

Referências:
http://www.goodreads.com/author/show/293699.Giselda_Laporta_Nicolelis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giselda_Laporta_Nicolelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.