15 julho 2016

Resenha: Para todos os garotos que já amei


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Jovem Adulto | 320 páginas | Classificação: 5/5



 Olá gente linda!! Tudo bom? Já fazia algum tempo que eu queria muito ler esse livro e depois que o ganhei através do Projeto Clube de Cartas não perdi tempo em lê-lo. Além da resenha, gostaria de dizer que esse post faz parte da Blogagem Coletiva do projeto. Antes de começar quero confessar que nunca tinha lido um livro da Jenny Han, e que de cara fiquei apaixonada.




Lara Jean é a filha do meio de três irmãs, acima dela está Margo, irmã mais velha, responsável, prendada e muito corajosa, e abaixo está Kitty, a irmã mais nova, determinada e muito sapeca. Elas moram junto com o pai: médico, viúvo e inteiramente dedicado às filhas. Após o falecimento da mãe, Margo assume a educação das irmãs, a rotina da casa e o cuidado com o pai. As três passaram a cuidar de tudo o que diz respeito à casa e à vida delas próprias. Lara Jean já estava acostumada a ter sua irmã mais velha como fiel companheira de fofoca, cozinheira chef da casa e cuidadora de todos os assuntos relacionados a Kitty e ao pai. Mas agora que Margo vai fazer faculdade na Escócia, Lara Jean precisa tomar a frente de muitas coisas, entre elas a de cuidar e ser exemplo para Kitty, cozinhar para a irmã e o pai (ela não gosta muito e nem se dar muito bem nisso), enfrentar o medo de dirigir e ainda ter que ficar longe de sua melhor amiga e confidente irmã mais velha. Tudo isso só piora quando suas cartas são enviadas...

“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”

A protagonista se apaixonou apenas cinco vezes, mas nenhuma delas foi recíproca. Lara Jean escrevia cartas de amor cheias de sinceridade, sem fingimento e que ela não revelaria a mais ninguém. Essas cartas eram uma despedida, ela sentia-se muito bem quando as escrevia, era um desprendimento. Ela as endereçava e as guardava em uma caixa de chapéu que ela ganhou de sua mãe. Então, um dia essa cartas foram enviadas misteriosamente, para o desespero de Lara Jean..haha.


Jenny Han nos prende na história de uma forma impressionante. O livro tem uma leitura tão leve que a sua vontade é de não parar mais de ler! Sério!! Uma coisa muito legal é o crescimento de Lara Jean ao longo do livro, ela se mete em encrencas, enfrenta alguns medos, vive novas experiências e aprende muito com elas, é muito legal ver tudo isso acontecendo, parece que depois da leitura nós aprendemos com o enredo e os personagens. Ao longo da leitura, descobrimos porque os medos de Lara Jean existem e porque ela toma algumas escolhas que ela não gosta mas, para ela, é o melhor a se seguir. Os dramas da jovem é retratado de uma forma tão incrível que me fez retratar meus próprios dramas adolescentes, entendi muito o que ela vive e me envolvi inteiramente na história.



Outra coisa muito legal, é perceber que Lara Jean não teria aprendido tanto em relação às pessoas se as cartas não tivessem sido enviadas. É muito bacana ver como as aparências enganam durante  a história e Jenny Han me fez abrir os olhos para os esteriótipos da sociedade que estão empreguinados em nossa natureza, às vezes nem tudo realmente é o que achamos que é. As cartas mudaram totalmente o rumo da vida da Lara Jean, sem as cartas, ela não teria vivido, participado e nem enfrentado tanta coisa.
“Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. (...). O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa...”

Para finalizar, eu queria dizer que recomendo essa leitura demais. Sabe quanto está aquele friozinho que sua vontade é ficar debaixo de um edredom lendo um livro tranquilo e divertido junto com um chocolate quente do lado? Pois é! Ele é perfeito para esse momento!! Essa também é uma leitura recomendada através da Blogagem Coletiva de Julho do Projeto Clube de Cartas, se você ainda não conhece o projeto, clique aqui!!!

Então é isso, meus amores!! Estou muito ansiosa para ler a continuação... Se você já leu algum livro da Jenny Han, deixe aqui nos comentários o que achou!
Beijo Enorme!!
Gabi Farias


7 comentários:

  1. Olá!
    Eu também amei demais esse livro, mas posso te garantir que o segundo está de arrasar também. Os problemas da Lara Jean ficaram mais maduros, sem contar aquele clima de romance <3
    A resenha ficou demais!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitora Cretina,não acredito, me deixou mais ansiosa agora...kkkkk Assim que der vou correr para ler..
      Obrigada pelo comentário! :* Beijo enormeee

      Excluir
  2. Gabi, primeiro, parabéns pelo novo layout! Ficou um arraso!!! Segundo, tenho a maior curiosidade sobre esse livro, mas sabe quando a gente acaba deixando passar? Mas, ele está na minha lista com certeza, acho a prerrogativa super fofa rsrs.
    Beijooooo <3

    Blog da Gih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Obrigada,acho que esse layout ficou a minha cara!!! Ainda bem que está na sua lista, recomendo muito!!! Beijoo!!

      Excluir
  3. Quero muito lê-lo <3 Parabéns pela resenha!!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  4. Valha Jenny, eu gostei muito desse. Já esse que você falou, eu não conheço! Mas depois vou procurar sobre ele. Obrigada pelo seu comentário minha linda!! Beijinhos...

    ResponderExcluir

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.