04 março 2016

Resenha: Convergente




Ôiôiôi Meus leitores lindos!! Tudo bom? Vim falar sobre o último livro da saga “DIVERGENTE”.
      Livro: Convergente
Título original: Allegiant
Autor (a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 526
ISBN: 9788579801860
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou - destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Portanto, diante da chance de explorar o mundo além dos limites que ela conhecia, Tris não hesita. Talvez, assim, ela e Tobias possam ter uma vida simples e nova juntos, livres de mentiras complicadas, lealdades suspeitas e memórias dolorosas. No entanto, a nova realidade de Tris torna-se ainda mais alarmante do que aquela deixada para trás. Antigas descobertas rapidamente perdem o sentido. Novas verdades explosivas transformam os corações daqueles que ela ama. Então, mais uma vez, Tris é obrigada a compreender as complexidades da natureza humana enquanto convergem sobre ela escolhas impossíveis que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Narrado sob uma emocionante perspectiva dupla, Convergente conclui de maneira poderosa a série que alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do New York Times, na qual Veronica Roth revela os segredos do mundo distópico que cativou milhões de leitores com Divergente e Insurgente.


Bom, entre a minha leitura de ‘Insurgente’ e a de ‘Convergente’ passou bastante tempo (não sei porquê), mas tentei ao máximo me manter afastada dos grandes spoilers do final da Trilogia e consegui. Por isso, se você tem receio de continuar lendo para se preservar, não se preocupe, falarei somente o necessário. Prometo!!

“Assim como tenho insistido sobre o seu valor,ele sempre insistiu na minha força,insistiu que a minha capacidade é maior do que acreditam.E eu sei,sem precisar ser dito,que isso é o que o amor faz quando está certo,te torna mais do que você era,mais do que você pensou que poderia ser”
Depois que a declaração de Edith Prior sobre os divergentes é revelada a toda Chicago, Tris e seus parceiros na luta por essa divulgação serão presos pelos sem-facção, liderados por Evelyn. Assim, se instaura na cidade de Chicago uma guerra. De um lado, aqueles que desejam a volta das facções e estão insatisfeitos com a cidade nas mãos de uma nova tirania e, do outro, os sem-facções que reivindicam seus lugares na cidade. Além desses grupos, surge mais um: Os Leais, que, além de serem contra a nova forma de governo desejam saber o que há do outro lado da cerca.
Tris, Tobias e mais algumas pessoas dos Leais embarcam numa excursão para saber o que existe além dos limites da cidade. Nessa jornada, Tris descobre que pode haver muito mais da sua história que ela ainda não sabe, e a partir de então, começamos a entender o universo criado por Veronica Roth para a saga “Divergente”.
Veronica Roth surpreendeu muitos leitores nesse último livro da trilogia. A autora responde várias dúvidas que fomos criando desde o início da história, mas ainda nos deixa confusos com algumas coisas, como a mente de Tris e suas imunidades.
IMG_20160130_102202657
“Ela me ensinou sobre sacrifícios reais.Que deve ser feito por amor.Que deve ser feito por necessidade,não sem esgotar todas as outras opções.Deve ser feito para pessoas que precisam de força porque elas não têm o suficiente para si mesmas”
Nesse livro, a história é contada pelo ponto de vista de Tris e de Tobias, algo que se tornou confuso por sempre lermos do ponto de vista de Tris. Várias vezes eu lia e tinha que voltar para entender melhor, pois pensava que era Tris e depois descobria que estava lendo a parte do Tobias. Hihihihi!! Os dois personagens parecem estar mais maduros, deixaram de ser aqueles jovens e inconsequentes e, por mais que precisem tomar sérias decisões, tentam fazer isso da forma mais sensata possível.
             IMG_20160130_102029864     IMG_20160130_102110500

Temia que continuássemos a colidir um contra o outro se ficássemos juntos e que o impacto me quebraria. Mas agora sei que sou uma navalha, e ele é uma pedra de amolar...
"Sou forte demais para quebrar com facilidade e me torno melhor, mais afiada, toda vez que o toco." (ROTH, 2014, p.412)
O livro não é tão forte quanto os outros dois. Existem poucas cenas de choque térmico (aquela parte que seu coração acelera rapidamente – sei que isso não significa choque térmico, mas gosto de chamar assim S2!!), poucos momentos de lutas e batalhas. Roth estava mais preocupada em explicar a sociedade por trás dos muros e porque ela existia.
Esperei muito mais da história, mas não poderia deixar de saber qual era o final dessa história distópica que comoveu milhões de fãs.
            5A5QlXD
#Filme do Livro:
‘Convergente’ será dividido em duas adaptações para o cinema, o primeiro filme será lançado em todo Brasil no dia 9 de março de 2016 e no resto do mundo no dia 18 de março. Sei que o filme ‘Insurgente’ não retratou o livro como queríamos, mas vale a pena saber que mudanças acontecerão no filme ‘Convergente – parte 1’.
”É,às vezes a vida é realmente péssima. Mas você sabe o que eu estou esperando?(...)Os momentos que não são péssimos.O truque é notá-los quando eles vêm por aí.”
Espero que tenham gostado. Um beijo no coração de cada leitor(a)!!
Nos acompanhe no insta: @leituraporexcelencia
Lá eu interajo muito com vocês!
Por: Gabriella Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.